13 de janeiro de 2009

Papa São Higino

11 de Janeiro
Santo Higino
Papa e mártir

Na lista dos doze primeiros Papas, feita por santo Irineu, no fim do século II, São Higino é o nono. Sua memória, porém, foi introduzida sómente no século XII.
É um santo muito venerado pelo povo, tendo sua existência incontestada.
Recebeu a gloriosa palma do martírio no dia 11 de janeiro de 140, durante a perseguição do Imperador Romano Antonino Pio, sendo sepultado junto ao corpo de São Pedro, no Vaticano.
Durante seu breve pontificado (136-140), os ataques dos pagãos haviam diminuído, mas a Santa Igreja se viu, então, ameaçada pela proliferação das heresias.
Neste período, Valentim e Cerdon ousaram enfrentar a Santa Romana Igreja espalhando a heresia da gnose, misturada com doutrinas filosóficas, cujo princípio baseia-se na existência de uma fé filosófica comum, suficiente para os incultos, e de uma ciência reservada aos doutos, os quais explicariam a filosofia comum.
Os dois hereges foram excomungados pelo Romano Pontífice, que era ex-filosofo, e conduziu a Barca de Pedro enquando tal heresia gnóstica tentava transformar a Santa Religião em uma mera filosofia religiosa.
São Higino focou, pois, a manutenção da integridade do ensinamento evangélico. Para melhor organizar a Igreja e preparar os sacerdotes, estruturou a hierarquia e instituiu as ordens menores: do ostiário, leitor, exorcista e acólito.
Deve-se também a São Higino a instituição dos padrinhos de batismo, para assegurar a educação cristã das crianças, assim como o amparo no caso da morte dos pais.

Assim relata o Martyrologium Romanum sobre São Higino:

Romæ sancti Hygíni, Papæ et Mártyris; qui, in persecutióne Antoníni, glorióse martyrium consummávit.


Isto é, em tradução livre: "Em Roma, São Higino, Papa e Mártir, que sofreu glorioso martírio na perseguição de Antonino"

E o Liber Pontificalis:

YGINVS
Yginus, natione Grecus, ex philosopho, de Athenis, cuius genealogia non inueni, sedit ann. IIII m. III d. IIII. Fuit autem temporibus Veri et Marci, a consulatu Magni et Camerini (CXXXVIII) usque ad Orfito et Prisco (CXLIX).
Hic clerum conposuit et distribuit gradus. Hic fecit ordinationes III per mens. Decemb., presbiteros XV, diaconos V; episcopos per diuersa loca VI. Qui etiam sepultus est iuxta corpus beati Petri, in Vaticanum, III id. Ianuar. Et cessauit episcopatus dies III.

Tradução livre: Higino, de nacionalidade grega, de Atenas, ex-filósofo, cuja genealogia não descobri, ocupou a Sede por 4 anos, 4 meses e 3 dias. Foi bispo na época de Vero e Marco, durante o consulado de Magno e Camerino (138) até o ano de Orfito e Prisco (149). Ordenou o clero e distribuiu posições. Fez 3 ordenações no mês de dezembro, 15 presbíteros, 5 diáconos, 6 bispos em locais diversos. Também foi sepultado junto ao corpo do bem-aventurado Pedro, no Vaticano, 3 dias dos idos de Janeiro. E a Sede ficou vazia por 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.