11 de janeiro de 2009

MANSO DE CORAÇÃO


MANSIDÃO COM OS OUTROS
Santo Afonso de Ligório

"Nosso Redentor foi chamado Cordeiro, para dar-nos a entender o muito que estima a mansidão. Por isso ensinou a seus discípulos: "Aprendei de mim, que sou mando e humilde de coração" (Mt XI, 29).

Se vivêssemos isolados, não precisaríamos tanto desse dom, mas, vivendo em comunidade, é impossível livrar-se de incômodos e repressões. Por isso poderá acontecer que, se não estás disposto a encarar os reveses com atitude paciente, levarás uma vida muito inquieta e perturbada.

Dizia São Francisco que muitos põem o centro da perfeição pessoal em mortificações externas, mas em seguida não conseguem suportar uma injúria, como se não fosse de maior proveito uma pequena humilhação bem suportada que mil jejuns e penitências.

Também há pessoas que são pura amabilidade enquanto não se toca seu amor próprio, mas apenas são contrariadas dão mostra de ter pouquíssima reserva de paciência.

É preciso mostrar-se doce e muito compreensivo tanto com os estranhos como com os conhecidos. E esteja atento quem desempenha alguma autoridade, que mais resultado terá de uma advertência feita com palavras suaves, que de mil amargadas com o veneno da severidade.

Segundo São João Crisóstomo, conservar uma igualdade de ânimo, tanto nas contrariedade como no êxito, é claro sinal de virtude e de equilíbrio humano.

Por isso, é bom que te lembres desses momentos críticos em que perdes a compostura facilmente, para que te encontres prevenido. E quando pressentires essa ocasião ou tiveres o ânimo alterado, procura guardar silêncio até conseguir acalmar-se.

A despeito desse primeiro desejo de vingança, alegra-te por dentro para seres capaz de responder à violência com amabilidade, assemelhando-te nisso com Jesus Cristo, que por nosso amor suportou opróbrios e injúrias.

Quando Frei Junípero, discípulo de São Francisco, recebia na rua alguma injúria, estendia sua túnica com um gesto de recolher as pérolas que caíam do céu.

E isso porque os santos entenderam que a humildade que não nasce da humilhação é fingida. Como entenderam, também, que "Deus resiste aos soberbos, mas derrama seus dons sobre os humildes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.