11 de janeiro de 2009

NOSSA SENHORA


MARIA, ESTRELA DA NOITESanto Agostinho

"Uma vez decorrida a noite deste mundo, haverá lugar para nós, à ressurreição da carne, em vista do Reino, da qual a ressurreição de nossa Cabeça foi um exemplo antecipado. Esse é o motivo pelo qual o Senhor quis ressuscitar de noite, conforme declara o Apóstolo: "Deus que disse: Em meio às trevas brilhe a luz! Foi ele mesmo quem reluziu em nossos corações" (II Cor IV, 6). Quis ele simbolizar esse brilhar da luz em meio às trevas, nascendo de noite e ressuscitando, igualmente, de noite. É Cristo a luz que surge das trevas, ele, nascido dos judeus, de quem foi dito: "Comparei vossa mãe com a noite" (Os IV, 5).

Mas em meio desse povo, mesmo pertencendo àquela noite, a Virgem Maria não foi noite, mas, de certo modo, uma estrela na noite. Por isso, o seu parto foi assinalado pela estrela que conduziu de uma longínqua noite os magos do Oriente, para adorarem a Luz. A fim de que, também neles, se cumprisse o dito: "Brilhe a luz em meio às trevas".

A ressurreição e o nascimento de Cristo estão concordes: tal como naquele sepulcro novo onde não foi posto ninguém, nem antes nem depois dele, tampouco no seio virginal de Maria foi concebido mortal algum, nem antes nem depois".
(Sermão 223D, 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário