15 de janeiro de 2009

O RITO DA MISSA


ABLUÇÃO DAS MÃOS DURANTE A MISSA
Santo Tomás de Aquino
(Suma Teológica, III, q.83, a.6, ad 1)
"A ablução das mãos se faz na celebração da Missa por respeito devido ao sacramento. E isso por duas razões:

1ª. Costumamos lavar as mãos para tocar em coisas preciosas. Daí se segue parecer indecoroso que alguém se aproxime de tão grande sacramento com as mãos sujas, mesmo no sentido corporal.

2ª. Há uma razão simbólica. Porque, como ensina Dionísio, a ablução das extremidades simboliza a purificação até dos menores pecados, conforme diz o Evangelho de João: "Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar senão os pés". E tal purificação é exigida de quem se aproxima deste sacramento. É o que significa a confissão que antecede o intróito da missa. E isso mesmo significava a ablução dos sacerdotes na Antiga Aliança, como observa Dionísio na mesma passagem.

A Igreja, porém, não observa este rito como um preceito ritual da Lei Antiga, mas como uma instituição sua que tem sua justificação própria. Por isso, ele não é cumprido da mesma maneira como se fazia então. Pois, omite-se a ablução dos pés e conserva-se a das mãos, que se pode fazer mais facilmente e é suficiente para simbolizar uma pureza perfeita. Uma vez que a mão é "o órgão dos órgãos", como ensina Aristóteles, todas as ações lhe são atribuídas. Daí , a palavra do salmo: "Lavabo inter innocentes manus meas" ("Lavarei as minhas mãos entre os inocentes") (Sl XXV, 6)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.