19 de janeiro de 2009

FILOSOFIA TOMISTA

O DESENHO NATURAL DE VER DEUS
Santo Tomás de Aquino
(Suma Teológica, I-II, q.3, a.8)

"A última e perfeita felicidade só pode encontrar-se na visão da essência de Deus. Duas observações o provam. Em primeiro lugar, o homem não é perfeitamente feliz enquanto lhe resta algo para desejar e para conseguir. Em seguida, a perfeição duma faculdade é determinada pela natureza do seu objeto. O objeto da inteligência é o "quod quid est", ou seja, a essência duma coisa. Por conseqüência, a perfeição da inteligência procede do conhecimento que ela tem da essência duma coisa. Se, portanto, uma inteligência conhece a essência dum efeito sem poder conhecer a essência da sua causa ou, por outras palavras, sem atingir essa causa naquilo que ela é ("quid est"), não se pode dizer que essa inteligência capta diretamente a causa, embora saiba partindo do efeito que essa causa existe. Eis porque aquele que conhece um efeito e sabe que esse efeito tem uma causa experimenta ainda naturalmente o desejo de conhecer essa causa naquilo que ela é. Tal é a curiosidade que suscita a pesquisa e que está em questão no início da Metafísica de Aristóteles. Por exemplo, vendo um eclipse do sol, pensa-se na causa dele, e enquanto não se sabe em que consiste essa causa, fica-se tomado de espanto; levados pelo espanto, investigamos e a pesquisa só é interrompida quando se chega a conhecer a essência desta causa.

Suponhamos, pois, uma inteligência humana que, conhecendo a essência dum efeito criado, não sabe mais nada de Deus além de que Ele existe. Esta inteligência não atinge esse ponto de perfeição em que ela conheceria diretamente e absolutamente a causa primeira. Resta ainda nela o desejo natural de procurar conhecer essa causa, enquanto não está perfeitamente satisfeita. Para obter a felicidade perfeita, é preciso que ela chegue a conhecer a própria essência da causa primeira. Nessa altura, ela possuirá a sua perfeição graças à sua união com Deus, único objeto em que reside a felicidade do homem".

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