16 de janeiro de 2009


EVITAR CONVERSAS FÚTEIS
São João Bosco


Muitos estão no inferno por terem escutado conversas frívolas! Essa verdade já preocupava São Paulo, quando dizia que as coisas inconvenientes não devem ser comentadas entre cristãos. "As más companhias corrompem os bons costumes" (I Cor XV, 33). As conversas são como alimentos: por muito bom que seja o prato, é suficiente que contenha uma só gota de veneno para matar. O mesmo acontece com conversas obscenas. Uma palavra, um gesto, uma anedota basta para propagar a malícia e o vício.


Às vezes poderá estar em um local que não é possível evitar, então, como fugir de conversas desse tipo? Caso haja possibilidade de diálogo, corrija com carinho e firmeza, do contrário ignore a conversa não participando nem com sorrisos ou palavras e no coração desagrave Deus com alguma jaculatória.


Pode acontecer que alguém escarneça e ria, mas não se preocupe, tempo virá em que o riso e o sarcasmo dos malvados se transformarão em pranto, o desprezo dos bons costumes se converterá na mais consoladora alegria no Céu. "Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós vos entristeceis, mas vossa tristeza se transformará em alegria" (Jo XVI, 20). Perceba que permanecendo fiel a Deus, com o tempo esses mesmos que detratam, serão obrigados a prezar a sua virtude.


Onde se encontrava São Luiz Gonzaga, ninguém se atrevia a proferir palavras indecentes ou quando se aproximava, diziam logo: "Silêncio! Aí vem Luiz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.