14 de janeiro de 2009

OS SETE SACRAMENTOS


O NÚMERO DOS SACRAMENTOS DA NOVA LEI
Santo Tomás de Aquino
(Suma Contra os Gentios, Livro IV, Cap.LVIII)

Os remédios espirituais da salvação são dados aos homens mediante sinais sensíveis. Foi também conveniente que tais remédios destinados à vida espiritual se distinguissem segundo a semelhança com a vida corpórea.

Encontra-se na vida corpórea uma dupla ordem: a dos que propagam e ordenam a vida corpórea nos outros e a dos que recebem essa propagação e são ordenados segundo a mesma vida.

Para a vida corpórea e natural, são essencialmente necessárias três coisas, e uma quarta é necessária acidentalmente. Assim é necessário, em primeiro lugar, que pela geração ou nascimento se receba a vida; em segundo lugar, é necessário que pelo aumento chegue à quantidade devida e à força; em terceiro lugar é necessário o alimento para a conservação da vida recebida por geração e para o desenvolvimento. Essas coisas são essencialmente necessárias para a vida natural, porque sem elas a vida corpórea não atinge a perfeição. Por isso, são também atribuídas à alma vegetativa três potências naturais, a saber: a generativa, a aumentativa e a nutritiva. Mas, como na vida corpórea acontece aparecer algum impedimento, é acidentalmente necessária uma quarta coisa, que é a cura do ser vivo doente.

Também na vida espiritual, há em primeiro lugar, a geração espiritual pelo Batismo; em segundo lugar, o crescimento espiritual que nos leva à perfeita robustez, pelo sacramento da Confirmação; em terceiro lugar, o alimento espiritual, que é o sacramento da Eucaristia. Resta, ainda, em quarto lugar, a cura espiritual que se dá, só na alma, pelo sacramento da Penitência, ou que da alma se estende para o corpo pelo sacramento da Extrema-Unção. Essas coisas pertencem àqueles que foram gerados e se conservam na vida espiritual.

Mas, os que propagam e ordenam a vida corpórea são considerados sob duplo aspecto: segundo a origem natural, o que cabe aos pais; e segundo o regime político pelo qual se conserva em paz a vida dos homens, e isto cabe aos reis e príncipes.

Acontece o mesmo com a vida espiritual. Com efeito, há os propagadores e conservadores da vida espiritual somente segundo o ministério espiritual, aos quais pertence o sacramento da Ordem; e há os que o são segundo o ministério corporal e espiritual simultaneamente, o que é feito pelo sacramento do Matrimônio. Neste, o homem e a mulher se unem para gerar a prole e para educá-la para o culto divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.