30 de novembro de 2021

Comunicado do Superior do Distrito - IBP - América Latina

Comunicado do Superior do Distrito

29 Novembro 2021

Comunicado do Superior do Distrito da América Latina do Instituto Bom Pastor, Pe. Daniel Pinheiro 

Brasília, 28 de novembro de 2021 

O Instituto Bom Pastor é uma Sociedade de Vida Apostólica de direito pontifício. Na sua organização interna, ele pode ser dividido em Distritos. Atualmente, temos o Distrito da Europa e o Distrito da América Latina. 

No Distrito da América Latina, falam, em nome do Instituto Bom Pastor, o Superior Geral, o Superior do Distrito e, nos respectivos apostolados, os superiores locais. Portanto, aqui no Brasil, as iniciativas do Instituto Bom Pastor dizem respeito ao Superior Geral, ao Superior do Distrito e aos superiores locais com os seus colaboradores. Como dizem nossos Estatutos: “o Superior do Distrito é o responsável, diante do Superior Geral, pelo bem comum do seu Distrito; ele vela pela unidade doutrinal e litúrgica, e preside à caridade entre os confrades.” 

Portanto, as ações oficiais do Instituto no Brasil são estabelecidas tão somente por esses eclesiásticos, tendo em vista o bem comum do Instituto e dos fiéis que nos são confiados e que, por disposição da Providência, crescem dia após dia, vindos de todos os horizontes: são católicos que não conhecem a Missa Tridentina, são protestantes que se convertem à Igreja Católica e não batizados que se tornam filhos de Deus. O Instituto no Brasil, longe de se fechar sobre si mesmo, vai em busca das ovelhas na medida de suas possibilidades. 

Com efeito, procuramos trabalhar arduamente, dentro de nossas fraquezas, pela difusão da doutrina, da liturgia, da moral e da espiritualidade católicas dentro do que é a natureza do Instituto e dentro do que é a sua missão, dada pela própria Santa Sé. 

De modo particular, não favorecemos erros para evitar erros maiores nem favorecemos erros para alcançar bens. O erro não tem direitos. O erro pode ser tolerado quando dessa tolerância vierem bens maiores, mas o erro jamais pode ser favorecido e promovido como um bem, ainda que seja considerado um bem intermediário ou um passo intermediário. 

Na prática, o Instituto Bom Pastor no Brasil não apoia grupos, movimentos, associações, centros, fóruns, congressos, centros de estudos específicos, ou ainda congregações de leigos, confrarias ou comunidades de vida, etc. O Instituto apoia as iniciativas que estão em relação direta com o seu apostolado em cada localidade e, quando isso ocorre, é de conhecimento dos fiéis. 

Achamos por bem fazer tal comunicado para evitar qualquer confusão nesse âmbito e para não vermos o nome do Instituto ligado a iniciativas que lhe são alheias, de uma maneira ou de outra. 

http://ibpamericalatina.org/pt-br/noticias/item/366-comunicado-do-superior-do-distrito?fbclid=IwAR35SUXAhtpoZNVN-7l2eRMScMvNJB7J7-zYJuz5mGx37dl8Y0iagoclHwg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário