14 de novembro de 2021

A Humilde Santa Bernadette - Colette Yver

AS CURAS

Que o sobrenatural, no caso de Bernadette, tem sua garantia na multiplicidade daquelas curas que, faz já mais de três quartos de século, trazem à medicina desnorteada e autenticam a manifestação da Virgem; isto não se diga aos obstinados materialistas, que continuam asseverando que "tudo é sempre natural".
Verdade é que em outras religiões diversas do catolicismo se dão fatos que parecem maravilhosos, e também curandeiros e médicos curam por meio da psicoterapia. Mas de que modo esses fatos, suposto que sejam reais e ultrapassem deveras as forças naturais, provam que as curas de Lourdes não são devidas à bondade da Mãe de Cristo?
Não pretende a religião católica proibir a Deus o querer bem àqueles que o procuram em outras confissões diferentes da nossa, nem o manifestar-se a eles por curas insólitas, recompensas da fé sincera.
Ainda bem para os materialistas: acharam o segredo das misteriosas curas de Lourdes.
Esse segredo é a sugestão.
Os doentes em Lourdes vão sendo curados por sugestão. É a palavra em voga. Todos os incrédulos a repetem a boca cheia, a tal ponto que, para muitas pessoas só as paralisias de origem nervosa e não orgânica obedecem ao poder das águas de Lourdes ou do que vem chamado hipnose mística. A dar-lhes crédito, não haveria outros milagres fora dos dessa categoria.
Para tais pessoas seria desejável que se pudessem informar lendo alguns documentos positivos acerca dos fatos que elas julgam com tanta desenvoltura; ler por exemplo os autos do "Bureau des Constatations Médicales " de Lourdes, onde se encontram não menos médicos incrédulos que crentes.
Ali se lhes deparariam, entre outros casos de curas, centenas de tuberculose pulmonar com cavidades (devidamente averiguadas pela radiografia), de tuberculose óssea com cárie das vértebras ( mal de Pott), de colxagia tuberculosa, de lúpus tuberculoso, etc.
Centenas outrossim de casos de câncer: cânceres de superfície ou orgânicas; lúpus cancerosos, úlceras dos membros, etc. Centenas de curas de surdez, de meia surdez, de cegueira. Em geral, cicatrização instantânea das chagas, restauração imediata dos tecidos da célula orgânica, dos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário