9 de setembro de 2021

Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas

ADEUS AO COLÉGIO

Saí do colégio. Quão diversas impressões de pesar senti por deixar meu querido colégio, minhas madres e companheiras, às quais sou tão reconhecida! Que boas são para mim, que carinho me demonstraram sendo eu tão indigna! Fiz meu sacrifício sem chorar. Verdadeiramente sentia em mim uma força superior às minhas. Era Jesus quem me fazia ter coragem nesse instante. Sentia que meu coração se estraçalhava ao dizer adeus à minha vida de co­legial. Contudo, não chorei, pois assim havia prometido a Nosso Senhor para preparar-me para o grande sacrifício que devo realizar dentro de meses.
Por outro lado, sentia o atrativo do lar, da vida de família que abandonei quando era tão criança; de voltar a viver com os meus para fazer o bem, para sacrificar-me por cada um a todo instante.
Também deixava Rebeca. Era a primeira vez que íamos nos separar. Era o prelúdio de nossa separação aqui na terra. Mas, nisto veja a mão carinhosa de meu bom Jesus, que assim prepara nossos corações para fazer o sacrifício.

PENSO CUIDAR DA CASA

Ontem saí para sempre do colégio. Desde agora, paizinho, co­meça para mim uma vida nova. Assim é que eu quero que você conte comigo para tudo. Não tenho outro desejo senão o de dar-lhe gosto em tudo; acompanhá-lo e consolá-lo, pois sei que, na vida de trabalho que você suporta por nós, encontra muito amiúde so­frimentos que, ainda que procure ocultar por seu grande carinho por nós, é impossível não compreendê-lo.
Lúcia casou-se e agora só pertence a Chiro. Eu tratarei de substituí-la, não só junto de você com o meu carinho, como também junto de minha mãe e irmãos, ajudando-os e sacrificando-me para dar-lhes satisfação. Penso cuidar da casa, procurando fazê-lo o melhor possível, já que considero que esse é o papel da mulher e não há nada mais bonito do que ver uma jovem preocupada com as coisas do lar, trabalhadora, não tendo outro pensamento que o de agradar a quantos a rodeiam.
Preparo-me para trabalhar muito nas missões. Temos muitos planos combinados com a Rebeca para esse trabalho missionário. Considere-me como filha a quem você pode confiar seus sofrimentos (Santiago, 13-8-1918).

MAIS AINDA DO QUE NO COLÉGIO

Saí faz 14 dias e esta vida que, vista do colégio, parecia-me um mistério desliza, graças a Deus, tranquilamente. Hoje, vejo que a vida em Deus pode continuar mais ainda do que no colégio. Quantos sacrifícios desconhecidos de todos!" Além disso, minha vida é de mais oração. Fico muitas vezes só em meu quarto com Deus. O estudo ocupava mais o meu pensamento. Agora só devo pensar nele. Todos os dias vou comungar.
Apenas saí do colégio, Nosso Senhor me deu uma amiga verdadeira. Temos os mesmos ideais, os mesmos sentimentos e gostos e até o mesmo caráter. Tudo é uno entre nós. Nós nos comunicamos nossos mais íntimos pensamentos, nos animamos e esforçamos por ser cada dia mais de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.