26 de dezembro de 2012

Flores da Eucaristia - 26 de Dezembro

As relações entre o nascimento do Salvador em Belém com a Eucaristia considerada como Sacramento, também se estabelecem com a Eucaristia sob o aspecto de sacrifício.
Em verdade, e um cordeirinho que nasce em Belém: Jesus nasce como o cordeiro, no estábulo, e a seu exemplo conhece unicamente sua Mãe. Seu primeiro vagido é oferece-se desde logo ao sacrifício: Hóstias et oblationes noluisti, corpus autem aplasti mihi: Pai, não quiseste mais nem hóstias nem sacrifícios da lei; quisestes porém me dar um corpo, eis-me aqui. Este corpo é a condição necessária para a imolação, e Jesus o oferece a seu pai.
O cordeirinho vai crescer, ao lado de sua Mãe, e dentro de quarenta dias. Ela conhecerá o segredo de sua imolação. Maria O alimentará com seu leite puro e virginal, guardando-O para o dia do sacrifício. Este caráter de vitima está de tal forma, gravado sobre Ele que São João, ao avistá-lO no primeiro dia de sua vida pública, O designou pelo nome de Cordeiro divino: Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccata mundi.
O sacrifício começado em Belém se consuma sobre o altar na Santa Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário