22 de dezembro de 2012

Flores da Eucaristia - 22 de Dezembro

Meditar em Nosso Senhor aniquilado no SSmo. Sacramento é o verdadeiro caminho da humildade. Compreende-se então que o seu aniquilamento é a maior prova de seu amor, e que deve ser também a manifestação do nosso; que é necessário nos rebaixarmos até o ponto a que Nosso Senhor chegou, colocando-se no plano dos últimos seres da criação. Eis a verdadeira humildade, que dá o que é seu, que reverte a Deus a honra e a dignidade que recebe.
Muitos pensam que só podem se humilhar de seus pecados e misérias, e que não podem fazer o mesmo com referência ao bem, à grandeza sobrenatural. Reverter a Deus todo o bem é a humildade de homenagem, a mais perfeita humildade. Nosso Senhor mesmo nô-la ensina, e quanto mais a alma se aproxima d'Ele, mais se humilha, a seu exemplo. A humildade consiste em reconhecer que sem Deus nada somos e a referir-Lhe tudo o que somos, e quanto mais perfeitos nos tornamos mais aumenta esta humildade, porque temos ainda mais para dar a Deus. À medida que as graças nos elevam, nos abatemos; nossas graças são os degraus de nossa humildade.
A alma eucarística deve, portanto tornar-se humilde; a aproximação de Jesus Hóstia, a vida habitual com Ele deve nos tornar tais que somente saibamos pensar e agir sob o impulso desta divindade aniquilada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.