28 de dezembro de 2012

Flores da Eucaristia - 28 de Dezembro

O Segundo efeito da simplicidade é fazer com que nos esqueçamos de nós mesmos. O que destrói a simplicidade em nós é a vida do amor próprio, porque estão tudo referimos a nós mesmos, nos constituímos a regra e o centro de tudo. E quando alguma coisa nos contraria ou se opõe aos nossos desejos, então se manifesta sofrimento interior, em seguida, relutância, e finalmente luta e combate.
A alma que não é interiormente simples vive quase sempre neste estado.
A simplicidade, ao contrário, nos pacifica e nos torna sempre suaves.
E por quê? Porque nos faz agir por amor da pessoa que manda; vemos então em cada coisa somente o prazer da pessoa amada e o bem da coisa proposta. Assim é que a alma cristãmente simples se esquece de si mesma, não consulta os seus gostos e sentimentos em primeiro lugar, mas a vontade, o bel prazer de Deus, e, para ela, nada fora disto determina o valor das coisas.
Eis o precioso efeito da simplicidade cristã: fazer-nos ir diretamente a Deus sem passar pelo nosso amor próprio. A tentação, assim, não dispõe de tempo para desvirtuar nossas obras em sua origem; antes que ela surgisse, nos fixamos em Deus, em sua Santa Vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário