21 de dezembro de 2012

Flores da Eucaristia - 21 de Dezembro

A perfeição e os seus progressos consistem na humildade que nos faz suportar o estado humilhante proveniente de nossa natureza, de nossas faltas e defeitos, e, principalmente na humildade que nos faz agir e viver neste estado.
Um exemplo vos fará compreender o nosso pensamento. Vêde a criancinha: é cheia de imperfeições, ignorante, nada sabe fazer, estraga tudo; cai a todo momento nas mesmas faltas, e entretanto, é cândida, vive em paz, brinca e dorme tranquila.
Sabeis porque? Porque possui a simplicidade interior; se reconhece tal como é, aceita em paz a humilhação de seu estado, confessa sua ignorância, inexperiência e defeitos; e diante de tudo isto, diz: "é verdade".
Ao fazer esta confissão, em vez de corar, de se agastar, de chorar, vai brincar, ou fala em outras coisas, como de ordinário.
Eis o segredo da paz interior: a simplicidade da criança. Ah! estabelecei a vossa paz interior nessa simplicidade, e ela será inalterável. Se a quiserdes estabelecer em vossa correção, em vossos progressos, na perfeição, jamais podereis consegui-la, por esta razão bem profunda: quanto mais nos aproximamos de Deus, mas descobrimos nossa miséria e nosso nada, e assim, quanto mais a alma é santa, mais humilde é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.