5 de dezembro de 2012

Flores da Eucaristia - 05 de Dezembro

São grandiosos os deveres de um pai para com seus filhos; sua finalidade é torná-los bons cristãos, cidadãos úteis, eleitos para o céu.
Três deveres tem a cumprir neste particular: educar os filhos no temor de Deus, corrigi-los e estabelecê-los convenientemente no mundo.
Educação: O corpo é feito para a alma e a alma para Deus, que a esclarece com as verdades da fé e a embeleza com sua santidade. A mãe começa essa educação religiosa, e o pai deve completá-la e fortificá-la. Sua palavra tem uma graça de acréscimo: a graça do poder e da autoridade. O exemplo da mãe convence, o do pai arrasta; daí esta palavra do Espírito Santo; tal pai, tal filho.
Um pai de família deve se aplicar, portanto, antes de tudo, em dar aos seus filhos uma educação cristã, como alicerce sólido e indispensável de todo estado honesto e de um futuro feliz. Devem, com grande cuidado, velar pela moralidade das escolas e das casas de educação ás quais deseja confiar à inocência e a fraqueza de seus filhos. A inocência da vida e a pureza da fé valem mais que todas as riquezas do mundo; são preferíveis a todas as dignidades, a todas as ciências por acaso desprovidas desses dois primeiros tesouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.