2 de janeiro de 2012

1º de Janeiro - Circuncisão do Senhor e Oitava do Natal

A liturgia deste dia celebra três festas:
A primeira é a que os antigos sacramentários designam sob o título de "Oitava do Senhor". É realmente, na sua maior parte, uma Missa de Oitava a Missa de hoje. Bastantes passos são das Missas do Natal.
Celebrava-se outrora na Basílica de Santa Maria Maior uma segunda Missa em honra da Mãe de Deus. Resta dela um vestígio na Oração, Secreta e Postcomunhão tiradas da Missa votiva da SS. Virgem, e nos salmos de Vésperas, extraídos do Ofício de Nossa Senhora. São particularmente belas as Antífonas de Vésperas e a preferencia por elas dada à SS. Virgem, revela a delicada atenção da Igreja em reconhecer quanto deve à Mãe do Salvador.
Finalmente, a terceira festa é a da Circuncisão celebrada desde o século VI. Moisés impunha este rito de purificação a todos os varões Israelitas no oitavo dia depois do nascimento (Evang.).
Era uma figura do Batismo pelo qual o homem havia de ser espiritualmente circuncidado "pela extirpação dos vícios, e julgado digno do olhar do Senhor" (S. Ambrósio, 3º noturno de Matinas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário