23 de junho de 2018

Tesouro de Exemplos - Parte 515

AS RESOLUÇÕES DE CARMINHA

Carminha chegava do colégio. Era de ver como estava alvoroçada e contente!
— Mamãe — disse saltando sobre os joelhos da mamãe e abraçando-a com ternura — mamãe, se soubesses que coisas lindas nos contou hoje o Padre Capelão!...
— Pois quais foram essas coisas tão bonitas? — interrogou a mãe, vendo que a filhinha estava doidinha por contar-lhe tudo.
— Queres que te conte tudo?
— Sim, meu bem; vamos ver como me pregas teus sermões.
Pois ai vai.
E a inocente criança, sem exórdio nem preâmbulos, começou:
— Uma vez apresentaram-se à porta do céu muitas meninas, como eu assim, e saiu a recebê-las o Menino Jesus e disse-lhes:
— Vamos ver, meninas: do que é que vocês gostavam mais lá no mundo?
E uma disse:
— Eu gostava do teatro.
E outra:
— Eu, do cinema.
E outra acrescentou:
— Eu, dos bailes infantis.
Mais uma exclamou:
— Eu gostava de sair a passeio com os vestidos mais lindos.
E uma, que se chamava Carminha, como eu, estava calada e não falava, mas parecia um anjinho lindo, lindo mesmo. E então perguntou o Menino Jesus:
— E você, anjinho de doze anos, que é que você amava no mundo?
E Carminha respondeu:
— Eu no mundo só amei — como minha mãe me ensinou — a Deus, a Jesus, a Maria Santíssima, a Igreja, a meus pais e aos pobres.
Então o Menino Jesus tomou-a pela mão e meteu-a no céu, e depois trancou a porta; e então. vieram alguns diabos, muito pretos e muito feios, e agarraram as outras meninas e levaram-nas para o inferno... Agora, mamãe, vou contar-te as resoluções que tomei. É assim: “Para conservar, a inocência de meu coração amarei: a Deus — a Jesus — a Nossa Senhora — a Igreja — a meus pais e aos pobres”.
— Bravo, Carminha! Bravo! Sê fiel aos teus propósitos e o Menino Jesus te levará para o belo céu, a fazer companhia aos anjinhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.