10 de junho de 2018

Tesouro de Exemplos - Parte 502

A CURA DO PAPA INOCÊNCIO VIII

Entre as imagens milagrosas, por meio das quais Deus se compraz em manifestar o grande poder de Maria Santíssima em beneficio dos míseros filhos de Eva, deve-se colocar a imagem da Anunciação de Florença. As curas corporais e outras graças ali obtidas pela intercessão de Nossa Senhora são tão numerosas que a narração das mesmas ocupa vários volumes. Entre os fatos mais estupendos, é digno de especial menção o que se deu com o papa Inocêncio VIII.
Fazia muito tempo que este Papa jazia enfermo, dilacerado por dores atrozes, sem que os médicos, apesar de todo esforço, conseguissem algum resultado. Perdida toda esperança, o Papa aguardava a morte de uma hora para outra.
Aconteceu que, nessa ocasião, foi visitá-lo o Cardeal Protetor dos Servos de Maria, o qual narrou ao caro enfermo as maravilhas operadas por Nossa Senhora da Anunciação, de Florença, em favor de seus devotos servos, e exortou-o a confiar n’Aquela que é a “saúde dos enfermos”. Ao ouvir aquela exortação, sentiu-se o doente tomado de viva confiança no poder e bondade de Maria; e fez o voto de mandar à Mãe de Deus o seu retrato, se ela fosse servida livrá-lo daquelas horríveis dores. Pois bem, qual não foi a consolação de Inocêncio, o assombro dos médicos e a alegria de Roma, quando, pouco depois, se verificou que o Papa estava completamente curado!
Cheio de gratidão pelo inesperado favor, chamou um excelente pintor e mandou reproduzir sobre a tela a trágica cena de sua enfermidade. Logo que ficou pronto o quadro, remeteu-o a Florença, para ser colocado na igreja da Santíssima Virgem, em testemunho perene da graça alcançada. Quis, além disso, o augusto Pontífice, em homenagem à milagrosa Imagem, estender a todas as igrejas principais dos Servos de Maria o privilégio de celebrar solenemente na noite de Sábado Santo a santa Missa em honra da excelsa Mãe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário