2 de dezembro de 2017

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Desposada

Parte 2/8


Quando os Evangelhos nos apresentam pela primeira vez Maria, dizem-nos que ela vivia em Nazaré e que estava casada com um homem santo chamado José.
Nazaré, pequeníssima povoação da Galileia, na encosta de uma colina, e encerrada num anfiteatro de montanhas. As suas casas são pobres; meio casas, meio covas, pois em parte estão cavadas na rocha.
A etimologia do seu nome é poética e simbólica. Nazaré significa flor da Galileia; porém essa flor bem podia ser a violeta, a flor que mais se oculta, ainda que o seu perfume penetrante e esquisito a descubra; como a Virgem Maria humilíssima, que tinha de passar grande parte da sua vida nessa pequena povoação de Nazaré, perfumando a terra com o aroma das suas virtudes.
Em Nazaré se celebraram os esponsais e a boda da Santíssima Virgem.
O matrimônio hebreu tinha dois atos solenes separados pela distância aproximada de um ano. Esses dois atos eram: os desposórios e a condução da esposa à casa do esposo. antes do desposórios realizavam-se certos ajustes entre as famílias dos noivos; ajustes que tinham alguma coisa de negócio. Os homens em todos os tempos foram interesseiros. É de supor que entre os parentes de Maria e José, não surgissem conflitos econômicos nesses ajustes preliminares. Os representantes dos noivos combinaram por um lado, qual seria o patrimônio e o dote de Maria, assunto fácil, pois era órfã e única herdeira.
Por outro lado, fixou-se o crédito de casamento que José daria no caso de morte ou de repúdio. Não, pôde ser muito, pois José era artífice que vivia do trabalho de suas mãos.
Uma manhã de primavera, nos grupos de nazarenas, ouviram-se diálogos como este:
- Maria vai casar-se com o seu parente José.
- Boa sorte teve o carpinteiro em ser parente de Maria.
- É mais pobre do que a noiva.
- Porém é trabalhador.
- Maria é ativa e recolhida, é muito bem educada e é formosa também; merecia melhor que José.
Não falta alguma invejosa que acrescente:
- Maria parece-me um pouco rara, não é como as mais.
- Porém é carinhosa e afável com todos.
A conclusão definitiva é que os noivos são muito parecidos e farão um lar feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.