12 de dezembro de 2017

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Desposada


Parte 8/8

Que belas são todas estas cenas! Com que gosto terminaríamos aqui, se não fosse necessário condenar um abuso e uma profanação.
O espírito pagão invade tudo, e uma das coisas santas que mais corrompeu, foi precisamente o casamento. Deixemos bem assente que há casamentos autenticamente cristãos; para eles o nosso maior elogio, pois tem o mérito de ir contra a corrente moderna.
Alguns casamentos são uma hipocrisia, porque o vestido branco da noiva, e o ramo de flores brancas que leva na mão, são símbolo de uma pureza imaculada, e essa pureza ficou sepultada entre o lodo das relações.
Hipocrisia, porque toda a cerimônia está cheia de orações pedindo a bênção dos filhos, quando eles levam no coração ideias criminosas para os evitar.
Alguns casamentos são alarde de uma riqueza loucamente desbaratada, que Jesus Cristo não pode abençoar; porque é um insulto a tantos pobres que estão sofrendo miséria.
Alguns casamentos são um espetáculo profano, e mais que profano, escandaloso, pelos vestidos indecorosos das mulheres: os das convidadas piores que os da noiva. Vestidos que na Igreja se procuram encobrir um pouco e que nas salas de baile se exibem com toda a insolência e procacidade.
Porque se profanaram tanto as cerimônias do matrimônio, nalgumas nações retira-se o Santíssimo da Igreja. Que matrimônio pode haver, se Jesus Cristo tem de se retirar no momento de se celebrar?
Se Jesus Cristo é quem tem de o abençoar e o tiram dali, porque não pode estar presente; quem abençoara esse matrimônio? Ainda que não se chegue a isso, procura-se celebrar o matrimônio de tarde, com o que se suprime a missa nupcial, fonte de bênçãos, e ainda por cima fica por diante toda a noite mais propícia do que o dia para ocultar toda a classe de excessos.
Jesus Cristo quis estar presente no banquete das bodas de Caná e em espírito quer estar presente nos banquetes das bodas de todos os cristãos.
Mas ... poderá estar presente neles?
Poderá estar entre a nudez das mulheres? Poderá estar entre as conversas e ditos grosseiros dos homens e das mulheres? Poderá estar entre as mulheres que fumam, bebem e se embriagam?
Poderá estar durante o baile, resumo de toda o atrevimento, rebaixado ainda pela nudez, pelo álcool, e pela natureza das danças, alguma francamente obscenas? Termina tudo a altas horas da noite, com um aluvião de pecados e de escândalos.
Não é possível serem felizes os casamentos começados sob tais auspícios.
A sociedade está chagada de catástrofes matrimoniais.
Investigai como foram as bodas desses casamentos.
À medida que se vão profanando as santas cerimônias do matrimônio, vão-se multiplicando os desastres matrimoniais.
Jovem que aspiras a casar, medita um pouco nisto.
Se queres um lar feliz, começa por celebrar uma boda cristã.
Que a tua boda seja semelhante a boda da Virgem Maria e o teu lar será feliz como o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.