5 de dezembro de 2017

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Desposada.


Parte 3/8

A cerimônia dos desposórios celebrou-se na casa onde vivia a Virgem. Foram as testemunhas e os convidados. A cerimônia é simples; diante de todos, José deposita nas mãos de Maria umas moedas e pronuncia as palavras rituais: "Com isto ficas-me solenemente prometida". O representante de Maria diz a fórmula da bênção. Ali mesmo se celebrou o banquete.
Desde aquele momento, Maria e José eram verdadeiros esposos; pois os desposórios entre os hebreus tinham o efeito jurídico de um verdadeiro matrimônio.
Se a esposa era infiel a seu marido, recebia o castigo dos adúlteros. Se o marido morria, na qualidade de viúva podia reclamar o crédito de casamento. Se o marido a abandonasse, podia exigir também esse crédito.
Depois dos desposórios e antes da segunda cerimônia, que era a mais solene, a condução da esposa à casa do esposo, teve lugar o mistério da Encarnação do Filho de Deus.
Conhecidos estes costumes hebreus, podemos julgar a angústia de José, antes de ter a revelação do anjo, do silêncio heroico e da confiança em Deus que demonstrou Maria, deixando nas mãos da divina Providência, a solução do seu assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.