5 de janeiro de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 247

EXCELÊNCIA DA VIDA RELIGIOSA

“A vida religiosa é a vida mais excelente de todas.
Pese a quem não tem elevado de vistas nem sentimento da virtude, a vida religiosa tem sido, no conceito de todos os verdadeiros sábios e de todos os homens virtuosos, a vida ideal do homem, o grau mais alto da perfeição cristã, a imitação mais perfeita da vida do paraíso, e até da vida angélica e até da vida divina de Jesus Cristo na terra.
Quereis saber o que é a vida religiosa? Eu vô-lo direi que é o mar. O mar, para onde correm todas as torrentes de água viva, que. não querem empantanar-se e apodrecer na corrompida terra. O mar, onde não para a corrupto porque arroja tudo as praias; nem impureza, porque o sal da graça preserva-a de toda a infecção. O mar, por onde, por ocultas maneiras, sai a benéfica neblina, que se converte em nuvem e se desfaz em chuvas, e descendo sobre a terra apodrecida e estéril, a purifica, fertiliza e cobre de flores e excelentes frutos.
Quem vem a este mar. dulcíssimo da vida religiosa? Hoje como ontem, e como no principio da Igreja, e como sucederá até o fim do mundo, vem os melhores homens e as mais santas mulheres. O mais delicado, o mais nobre, o mais esforçado, o mais prudente, o mais corajoso, o mais santo que vai aparecendo sobre a terra” (P. Vilariño).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.