25 de março de 2016

Segunda, Terça e Quarta-feira Santa - Semana Santa

Prezados Leitores, Salve Maria!

Segunda-feira Santa

Estação em S. Praxedes

Féria de 1ª classe - Paramentos roxos

"A Igreja convida-nos a reviver, em espírito, os últimos dias do Salvador, e os sentimentos que O animavam ao aproximar-se a Paixão. Isaías descreve antecipadamente a atitude do Justo sofredor, que confia a Deus a sua defesa; certo do triunfo, entrega-se aos adversários por amor de seus irmãos. O evangelho mostra-nos Jesus durante uma refeição em Betânia, seis dias antes da Páscoa. Tudo indica o próximo desenlace: o gesto de Maria evoca a sepultura, os sentimentos de Judas fazem prever o crime do traidor, a presença de Lázaro ressuscitado pressagia a ressurreição do Senhor."














Terça-feira Santa

Estação em S. Prisca

Féria de 1ª classe - Paramentos roxos

"A salvação, a vida e ressurreição dos cristãos encontram-se na cruz do Salvador, como o lembra o introito, num canto cheio de alegria, que abrirá, igualmente, a missa de Quinta-Feira Santa. Nas orações, o mesmo pensamento: a celebração dos mistérios da nossa Redenção deve alcançar-nos perdão e cura, renovação da vida sobrenatural e será penhor da eternidade.
A epístola, tirada de Jeremias, anuncia a imolação do Cordeiro e sublinha a inocência de Jesus e a sua serenidade, posta em relevo igualmente na narração da Paixão segundo S. Marcos."











Quarta-feira Santa

Estação em Santa Maria Maior

Féria de 1ª classe - Paramentos roxos

"Sucedem-se umas às outras, nesta semana, as narrações da Paixão do Senhor. Neste dia, é a de S. Lucas.
As duas leituras do Antigo Testamento são tiradas do profeta Isaías e ambas se referem à missão redentora do Messias. Posta em confronto com as profecias que a anunciavam, a Paixão de Jesus aparece-nos claramente como a realização dos desígnios eternos de Deus a respeito da salvação do mundo. Nesta missa, em que quase todos os textos falam dos sofrimentos do Salvador, o pensamento dominante é o da Redenção por Ele operada: Quisestes, ó Deus, que o vosso Filho sofresse o patíbulo da cruz... Fazei que alcancemos a graça da ressurreição - 2ª colecta" 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.