26 de novembro de 2012

Flores da Eucaristia - 26 de Novembro

Jesus instituiu a Eucaristia para reabilitar o homem que se degradará e aviltará pelo pecado original a tal ponto que sentia uma secreta necessidade de adorar os seres que não o pudessem envergonhar. Quanto ao seu Criador fugiam d’Ele, não Lhe podiam suportar o olhar.
Foi então que surgiu a invenção divinal, a invenção admirável! Seria muito humilhante para o homem chamá-lo Deus a si no estado miserável em que se encontrava. Por isto, quer reabilitá-lo, torná-lo respeitável, e como o alimento e o vestuário são as duas coisas que mais aproximam os homens entre si, muda-lhes a vestes e o alimento, dando-lhes uma veste e um alimento divinos. É a reabilitação. O Batismo purifica o filho de Adão; as virtudes de Jesus Cristo o embelezam; a Eucaristia o diviniza. O homem sente-se engrandecido, cercado de tantas honras.
Com efeito, Jesus Cristo reveste o Sacerdote de seu corpo: De suo vestíeis sacerdotes, disse Tertuliano. O sacerdote é outro Jesus Cristo, de quem se nutre, e cuja vontade se tornar a sua. É Nosso Senhor vivendo ainda. E todos os fiéis que comungam participam deste privilégio. O corpo de quem comunga de quem se une a Jesus Cristo, torna-se infinitamente respeitável. Ter-se-ia mesmo a tentação de cair aos pés do comungante para adorá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.