24 de março de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 40

O MÊDO DO COROINHA

S. Pedro, chamado de Alcântara, pelo lugar onde nasceu (1499), entrou na Ordem dos Franciscanos com a idade de 16 anos. Foi um dos santos mais penitentes e favorecidos de Deus em seu tempo. S. Teresa de Ávila, que o conhecia de perto, conta-nos que S. Pedro passara 40 anos sem dormir mais de uma hora e meia por dia. O Santo não se deitava, mas ficava assentado com a cabeça encostada a um pau da parede. Essa foi a penitência que mais sacrifícios lhe custou. Além disso, usava horríveis cilícios, passava ás vêzes três dias, e até oito, sem outro alimento que a Sagrada Comunhão. Em vista de tudo isso, não é de estranhar que se tenha elevado à mais alta contemplação, e Jesus o tenha favorecido com inefáveis carícias, mormente na missa e na sagrada comunhão.
Conta-se que, em certo convento, o coroinha, que ajudava a missa do Santo, era um menino inocente e bonzinho. Um dia, ao regressar da igreja, procurou o menino a sua mãe e disse-lhe:
- Mamãe, eu não quero mais ajudar à missa do Padre Pedro.
- Por que, meu filho, não hás de ajudar o Padre Pedro, que é um padre tão santo?
- Mamãe, ao ajudar-lhe a missa, várias vêzes tenho visto um menino lindo, muito lindo nas mãos dêle; e, na hora da comunhão, êle come aquêle menino. Mamãe, tenho mêdo que êle me coma também.
A mãe, que conhecia a santidade do Padre Pedro, compreendeu logo o mistério e disse:
- Não temas, meu filho; é o Menino Jesus que est´s na Hóstia... Que feliz é tu, que o vê com teus olhos inocentes!
Dali em diante o menino não teve mais mêdo e ajudava à missa do Santo com muito gôsto e devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.