10 de março de 2012

Flores da Eucaristia - 10 de Março

A primeira faculdade que se deve exercitar na oração é o espírito, que nos faz perceber as relações entre si, admirá-las e estudá-las.
Ora, é necessário santificar o espírito, sobrenaturalizar a Inteligência, e somente Deus pode fazer esta educação espiritual, na intimidade da oração. O espírito que não recebeu por este meio as lições de Deus, que não se formou e fortaleceu pela oração, tem uma educação deficiente, e não merece grande confiança. O que os livros e os mestres podem ensinar é o método de oração; abrem a porta do santuário. Aí, porém, o espírito deve entregar-se nas mãos de Deus, porque somente Ele é capaz de iluminá-la com a sua luz divina e realizar sua educação sobrenatural.
Para meditar. Começai por formular considerações e pensamentos em vosso espírito; estudai-os, considerai-os atentamente, recordai-os, comparai-os como se fazem com os seixos para obter a faísca luminosa. Este exercício do espírito é essencial, e produzirá o afeto do coração, visto que não podemos sentir o contato intelectual de uma coisa sem a ela aderir pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.