29 de março de 2012

Flores da Eucaristia - 29 de Março

A alma justa é a morada e o templo do Espírito Santo, que nela reside não apenas por sua graça mas pessoalmente, e quanto mais a alma estiver livre de obstáculos, quanto maior o campo de ação que oferecer ao Espírito Santo, mais poderoso aí Ele se mostrará.
A pureza é necessária para que Ele habite em nós, pois que o Espírito Santo não se encontra nem opera, onde há pecado, porque então estariamos mortos e nossos membros paralizados, incapazes de prestar nossa cooperação, sempre necessária.
O Espírito Santo também não pode trabalhar com uma vontade indolente ou dominada por afeições desregradas. A presença do Espírito Santo se torna passiva, apesar de ser Ele uma chama que, subindo sempre, quer nos elevar consigo. Se tentamos detê-la, ela se extingue, ou melhor, o Espírito Santo em breve se afasta da alma assim paralizada e apegada à terra, pois não tardará a cair no pecado mortal.
O Espírito Santo, no dizer de São Bernardo, não suporta, na alma que Lhe pertence, a menor palha, e a consome o mais depressa possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.