12 de março de 2012

Flores da Eucaristia - 12 de Março

Três meios se nos oferecem para sobrenaturalizar o afeto, na oração; colocá-lo sob a luz da graça atual que o Espírito Santo nos infunde – fazê-lo acompanhar o movimento do Espírito Santo em nós – e, quando não sentimos o convite nem o impulso interior da graça, aceitar e oferecer o estado em que nos achamos.
Confessemos então no íntimo da alma a nossa pobreza, nossa paralisia, nossa inércia e mesmo os nossos pecados; será bem acolhida por Deus esta confissão do coração humilhado, confissão que suprirá as mais suaves e relevantes expressões de afetos.
Mas é necessário ser vigilantes contra a preguiça do espírito, não o deixando passar superficialmente sobre o assunto a meditar, porquanto se ressente de solidez a virtude que não procede da reflexão, visto que não é alimentada pela convicção. Os sentimentos passam, vão e vem; somente a verdade permanece.
A alma recolhida e fixada em Jesus alimenta-se de sua verdade, de sua bondade e de seu amor; a oração prolonga pouco ou nada lhe custa, pois, livre de toda a escravidão, pode seguir o Salvador por onde quer que seja, sem que coisa alguma a violente ou atraia para outro objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.