27 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 183

183) Com que oração especialmente invocamos a Nossa Senhora?
Invocamos a Nossa Senhora especialmente com a Ave Maria ou Saudação angélica.
"O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Devi; e o nome da Virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Deus te salve, cheia de graça, o Senhor é contigo e bendita és tu entre as mulheres" (Lucas 1, 26-29).
A "Ave Maria", é tambem chamada "Saudação Angélica", porque começa com as palavras pelas quais o anjo Gabriel saudou a Maria Virgem em nome de Deus, ao anunciar-lhe que tinha sido escolhida para a Mãe do Redentor. Continua com as palavras com que Santa Isabel, sua prima, a saudou, depois de já se haver tornado Mãe de Deus: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre" (Lucas 1,42).
A segunda parte da Ave Maria é uma piedosa súplica na qual pedimos à Mãe de Deus, tão poderosa Medianeira junto do Trono do Altíssimo, que interceda por nós pecadores, durante todas as horas de nossa vida, principalmente na hora de nossa morte.
Esta suave oração, deve aflorar freqüentemente aos nossos lábios, lembrando-nos de que se a Virgem Santíssima é Mãe de Deus, é também Mãe dos homens que gemem e choram neste vale de lágrimas. É Mãe que a todos acolhe com o mais solícito carinho.
Ouçamos mais uma vez o Cantor da Divina Comédia:
"Por ti (Maria) se enobrece tanto a natura
Humana, que o Senhor não desdenhou-se
De se fazer de quem criou, feitura.
Em ti misericórdia, em ti piedade,
Em ti magnificência, em ti se aduna
Na criatura o que haja de bondade."
(Paraíso, 33, 4-19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.