2 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 158

158) Que é a Confissão?
A Confissão é a acusação dos pecados ao sacerdote confessor, para dele receber a absolvição.
Entre as páginas mais tocantes do evangelho, conta-se aquela em que vem narrada a conversão de Zaqueu. Tratava-se do chefe dos publicanos em Jericó. Era ele muito rico e tinha grande vontade de conhecer Jesus. Comprimia-se a multidão por todos os lados e não conseguia Zaqueu avistá-Lo, por ser de pequena estrutura. Resolveu então subir a uma árvore chamada sicômoro. Mal chegara Jesus em baixo da árvore, levantando os olhos e vendo-o, disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, por que convém que eu fique hoje em tua casa". Sentindo-se muito honrado em hospedar Jesus, recebeu-O Zaqueu com grande alegria. O povo, sabendo que Zaqueu era um usurário, começou a murmurar, dizendo: - Foi à casa de um pecador! Zaqueu, entretanto, apresentando-se a Jesus, disse-lhe: Eis aqui, Senhor, a metade de meus bens; dou-a aos pobres; e, se lesei alguém, restituir-lhe-ei ao quádruplo. Então Jesus lhe replicou: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porque também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que tinha perecido" (Lucas, 19, 9-10).
Como é espontânea, humilde e sincera a confissão de Zaqueu! Devem ser assim as nossas confissões.
Precisamos confessar nossos pecados? Sim, porque Jesus instituiu a confissão, como meio indispensável para obtermos o perdão de Deus. É-nos humilhante confessar? Não, porque no confessionário o sacerdote ocupa o lugar de Jesus, que lê no mais profundo do nosso coração. No entanto, Ele quer que reconheçamos nossas culpas, humilhando-nos aos pés do sacerdote, seu representante.
Quando um menino está enfermo, diz sinceramente ao médico, tudo o que sente, para deste modo poder sarar. O confessor é o médico da alma. Devemos confiar-lhe todos os nossos males, isto é, nossos pecados, para sermos curados e reconquistarmos o paraíso que havíamos perdido.
Confessa-te sempre bem. Se soubesses como Jesus é bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.