22 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 178

178) Que é a oração vocal?
A oração vocal, que é o que mais comumente se chama oração, é a que faz com palavras acompanhadas com a inteligência e com o coração.
Foi o profeta Daniel acusado perante o rei Dário de estar transgredindo as leis do império.
Ordenavam estas que ninguém oferecesse orações a Deus às escondidas do rei. No entanto, Daniel, sem fazer mistérios, oferecia orações ao único Deus verdadeiro. Prostrava-se no chão e dirigia seu olhar para Jerusalém.
Por esse motivo, foi o profeta condenado. Jogaram-no numa cova onde estavam presos alguns leões famintos. Daniel, porém, suplicou ao Senhor e foi salvo das feras. No dia seguinte, saindo da cova são e salvo, disse ao rei: "O meu Deus enviou-me o seu Anjo, e fechou as bocas dos leões, e eles não me fizeram mal algum" (Daniel, 6,22).
É admirável a eficácia da oração! Quando movemos os lábios para recitar uma oração, por exemplo, o Pai Nosso ou a Ave Maria, fazemos oração vocal. Mas não é suficiente "mover os lábios". Para que seja "oração verdadeira" deve ser acompanhada de atenção da inteligência e de intenção da vontade.
"Eu creio - escreveu um filósofo - que os que rezam fazem mais pelo mundo, do que os que combatem. E se o mundo vai de mal a pior, é porque há mais batalhas que orações. E o certo é que se houver uma só hora, um só dia, em que não se eleve ao céu uma prece, essa hora e esse dia serão a última hora e o último dia do mundo". (Donoso Cortez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário