23 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 179

179) Como se deve orar?
Deve-se orar refletindo que estamos na presença da infinita majestade de Deus e precisamos da sua misericórdia; por isso devemos estar humildes, atentos e devotos.
Jesus contou-nos esta linda parábola, para ensinar-nos a rezar: "Subiram dois homens ao Templo a fazer oração: um fariseu e outro publicano. O fariseu, de pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os outros homens: ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes na semana; pago o dízimo de tudo o que possuo. O publicano, porém, conservando-se à distância, não ousava ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim, pecador. Digo-vos que este voltou justificado para sua casa e não o outro; porque quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lucas, 18, 10-14).
Rezar é conversar com Deus. Devemos, pois, fazer com que nossa oração seja digna da majestade e da misericórdia divinas. Ela deve ser humilde, perseverante, resignada à vontade de Deus e cheia de confiança na promessa de Jesus, que prometeu tudo conceder a quem pedir com perseverança.
"A oração é o fundamento da virtude, o bem do Céu e da Terra, o ato da vontade que se volve para Deus. É como o pulsar do coração que anuncia a vida e a conserva. Quem deixa de rezar está morto!" (Lamennais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.