7 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 163

163) O Que é a satisfação, ou penitência sacramental?
A satisfação, ou penitência sacramental, é a obra boa imposta pelo confessor, para castigo e correção do pecador e em desconto da pena temporal merecida pelo pecado.
A absolvição sacramental remite os pecados e a pena eterna por eles merecida, mas não remite completamente a pena temporal, que se deve descontar ou nesta vida ou nas chamas do purgatório.
Em desconto dessa pena temporal, impõe o confessor uma penitência ou satisfação, para o penitente cumprir.
Cometendo o pecado, mostra-se o homem ingrato para com Deus; por isso é justo que seus pecados lhe sejam remitidos mediante uma conveniente reparação, que salvaguarde os direitos da Justiça Divina. Por seu lado, o pecador torna-se também cauteloso para o futuro.
As penitências comuns são: pequenas orações, que devem ser rezadas com devoção e gratidão para com Deus. Pode ser, às vezes, uma boa obra, um ato de caridade, uma esmola. Como quer que seja, é preciso aceitá-la e cumpri-la com prontidão. Deus olhará com particular ternura nossas boas disposições.
"O Sacramento da Confissão é um julgamento no qual Deus funde a misericórdia com a sua divina justiça. Nele ressalta principalmente a misericórdia, perdoando as culpas ao ao pecador arrependido. Faz resplandecer sua justiça, comutando a pena eterna por uma pena temporal, a ser satisfeita nesta ou na outra vida". (Sto. Agostinho, comentando o Salmo 56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.