29 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 185

Obras da Misericórdia Corporais

185) Dar de comer a quem tem fome.
A nossa caridade para com o proxímo deve ser operosa. Não deve contentar-se com palavras bonitas, mas traduzir-se em obras.
Pratica-se a caridade mediante as obras de misericórdia. Estas referem-se a duas espécies de necessidades que podem atingir o nosso próximo: necessidades do corpo e necessidades da alma. As primeiras são chamadas obras de misericórdia corporais; e as outras, de misericórdia espirituais.
A primeira entre todas as obras de misericórdia corporais é a que nos leva a socorrer o próximo na mais urgente das necessidades, isto é, a fome.
Menino, não conheces, por certo, este tormento. Todavia, quantos meninos pobres passam dias inteiros em jejum e a chorar, porque não têm o que comer!
Sê, pois, generoso para com os pobrezinhos que batem à tua porta. Imita essa caridosa senhora que vês representada na figura. É santa Francisca, nobre matrona romana. A sua porta estava sempre apinhada de necessitados de todo o gênero, aos quais ela dava tudo o que não lhe era estritamente necessário. Admirável exemplo de caridade!
O Senhor disse: "Da maneira que puderes, sê criativo. Se tiveres muito, dá muito; se tiveres pouco, procura dar de boamente também este pouco" (Tobias, 4, 8-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.