13 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 169

169) Que é o Matrimônio?
O Matrimônio é o sacramento que une o homem e a mulher indissolúvelmente, e lhes dá a graça de conviverem santamente e de educarem cristãmente os filhos.
Narra uma antiga tradição que a Virgem Maria ficou até seus 14 anos no Templo de Jerusalém. Por essa ocasião, os sacerdotes que haviam acompanhado sua educação, aconselharam-na a tomar um espôso que pertencesse à estirpe de Davi. Tiraram então a sorte e esta caiu prodigiosamente sobre José, o "homem justo". A cerimônia dos esponsais realizou-se no Templo de Jerusalém, com a presença do Sumo Sacerdote.
Oh! que santa união foi a destas duas criaturas privilegiadas!
Deus instituiu o Matrimônio no paráiso terrestre quando, ao criar Eva, a apresentou como esposa a Adão. Depois Jesus Cristo elevou o Matrimônio à dignidade de sacramento, pelo qual os nubentes recebem a graça.
O Matrimônio cristão é indissolúvel, isto é, não pode ser dissolvido por autoridade alguma sobre a Terra, enquanto viverem os esposos. Ele representa a união misteriosa e santificante de Jesus Cristo com a Igreja. A unidade da família, o mútuo amor entre os esposos e a educação dos filhos, exigem que o vínculo matrimonial seja indissolúvel. O sacramento do Matrimônio confere aos cônjuges a graça de viverem santamente e de educarem cristãmente os filhos.
Os Santos Padres e Doutores da Igreja exaltaram e defenderam unânimemente a santidade do Matrimônio cristão.
"Este mistério é grande - afirma o Apóstolo das Gentes - mas eu o digo, em relação a Cristo e a Igreja" (Efésios, 5,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário