24 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 180

180) É necessário orar?
É necessário orar, e orar muitas vezes, porque Deus o manda e, ordináriamente, só quando se ora Ele concede as graças espirituais e temporais.
Quis Deus muitas vêzes manifestar-nos a necessidade e a eficácia da oração.
O povo eleito vencia seus inimigos mais com a oração e a confiança em Deus, do que com as armas. No deserto teve de fazer frente a um exército temível. Moisés ordenou-lhes que fôssem combater. Durante o combate, subiu ao monte para rezar. Enquanto Moisés conservava os braços levantados para o céu, os israelitas venciam. Quando, levado pelo cansaço, ele os abaixava, os inimigos tomavam campo. Fireram-no então sentar-se sobre uma pedra. Arão e Hur sustentavam-lhe os braços com as mãos, para que Moisés não se cansasse. Foi assim que Israel venceu o inimigo (Êxodo, 17).
A oração é necessária, porque o homem tem obrigação de adorar a Deus. Deve manifestar-Lhe seu amor e gratidão, pedir-Lhe perdão das ofensas feitas e implorar-Lhe auxílio para suas necessidades.
Além disso, é um dever, porque Jesus Cristo no-lo ordenou e porque, geralmente, só às pessoas que rezam são concedidas graças espirituais e temporais.
Assim como o pássaro precisa de asas para voar, nós precisamos da oração para ganhar o céu. Quem reza, certamente salvar-se-á.
"O direito de Deus exigiria que nós rezássemos constantemente! Isto é que seria perfeição, mas Deus não exige tanto do homem. Contenta-se apenas com algumas palavras intercaladas em nossas ocupações diárias, que nos elevem até Ele, principalmente nos momentos de aflição, fraqueza, tentação e perigo. Nessas horas sentimos, ao vivo, a presença de sua majestade, a ação de sua bondade, a necessidade de sua assistência" (Monsabré).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.