12 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 168

168) Que é a Ordem?
A Ordem é o sacramento que dá o poder de exercer os ministérios sagrados que se referem à Eucaristia e à salvação das almas e imprime o caráter de ministro de Deus.
Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos de Jerusalém entregavam todos os seus bens aos Apóstolos, para que estes os distribuíssem aos necessitados. Não eram, porém, suficientes os Apóstolos para esse trabalho e, por isso elegeram, como auxiliares, sete diáconos. "Apresentaram-nos diante dos Apóstolos, e estes, depois de terem orado, impuseram-lhes as mãos" (Atos, 6,6). Deste modo receberam os sete diáconos o caráter de ministros de Deus.
Foi na última ceia que Jesus Cristo instituiu o sacerdócio. Tomando o pão e o vinho em suas veneráveis mãos, consagrou-os e disse: "Fazei isto em memória de mim".
Conferiu assim aos Apóstolos e a todos os seus sucessores no sacerdócio, o poder de consagrar a SSma. Eucaristia, de perdoar os pecados e de continuar no mundo a sua divina missão de governar, ensinar e santificar as almas.
O Sacramento da Ordem imprime na alma o caráter indelével de ministro de Deus.
Para recebê-lo, é preciso ser chamado especialmente por Deus. E como são felizes os meninos que receberam a honra do ministério sacerdotal!
"O sacerdote - afirma um célebre orador - representa a Deus e a humanidade, num único amplexo de amor. É o fio de uma dupla corrente que abraça a religião, a adoração e a súplica. Estas sobem da terra até Deus e descem depois novamente em benefícios e perdões" (Monsabré).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.