30 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 186

186) Dar de beber a quem tem sêde.
Oh! a sêde! Que tormento! Pensa nos caminhantes que vão pelas estradas sob o sol ardente, sem encontrar uma sombra para descansar e sem uma gota de água!
Nunca recuses, menino, um copo de água a um pobre sequioso. Ser-nos-ão pedidas contas no dia do juízo de como tratamos o nosso próximo. Se tivermos sido caridosos, o Senhor nos dirigirá o doce convite: ..."Vinde benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo; porque tive fome e deste-me de comer; tive sêde e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, nu e me vestistes; enfêrmo, e me visitastes; estava no cárcere e fostes visitar-me. Então lhe responderão os justos dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto e te demos de comer; sequioso e te demos de beber? E quando te vimos peregrino, e te recolhemos; nu e te vestimos? Ou quando te vimos enfermo, ou no cárcere e fomos visitar-te? E respondendo o Rei lhes dirá: Na verdade vos digo que todas as vezes que vós fizestes isto a um destes meus irmão mais pequeninos a mim o fizestes" (Mateus, 25, 34-40).
Nenhum preceito no Evangelho nos é inculcado com mais insistência do que o da caridade sob suas diversas formas. "E todo aquele que der de beber a um destes pequeninos um simples copo de água fresca, só porque é meu discípulo, em verdade vos digo não perderá a sua recompensa" (Mateus, 10,42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.