11 de abril de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 167

167) O Que é a Extrema Unção?
A Extrema Unção é o sacramento instituído para alívio espiritual e também corporal dos cristãos gravemente enfermos.
Durante a terrível peste que assolou Milão em 1576, S. Carlos Borromeu, arcebispo dessa capital, realizou prodígios de caridade em favor dos pobres empestados. Ia pessoalmente prestar-lhes seus serviços. Vês na gravura o cardeal que administra a Extrema-Unção a um jovem moribundo.
Para alívio espiritual dos cristãos gravemente enfermos, Jesus Cristo instituiu o sacramento da Extrema-Unção, nome que indica a própria matéria desse sacramento.
A Extrema-Unção aumenta a graça santificante, cancela os pecados veniais e mesmo os mortais, quando o enfermo, não podendo confessar-se, deles se arrepende. Dá forças para suportar com paciência os sofrimentos da moléstia, para resistir às tentações do demônio e para morrer santamente. Deus permite muitas vezes que a Extrema-Unção restitua a saúde ao enfêrmo.
Ordináriamente a Extrema-Unção é administrada pelo pároco. O doente não precisa chegar ao último extremo para recebê-la, mas assim que seu estado de saúde se agravar. De outra forma, seria privá-lo de tão útil e santo sacramento: "Ainda que - diz a Lei da Igreja - este sacramento não seja necessário como meio para salvar-se, nunca é lícito descuidá-lo e é preciso diligenciar a fim de que os enfermos o recebam enquanto estão em si" (Código de Direito Canônico, cân. 944).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.