9 de maio de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 360

COMO TERMINOU A COMÉDIA

Alguns desocupados, assalariados pela chafarica local, discorriam sobre o modo como haviam de eliminar alguns desses “impostores, supersticiosos, hipócritas, fanáticos, enfim, essa corja de padres”.
Entraram numa bodega e, depois de molhar a goela, um deles, que parecia ser o chefe da quadrilha, dando um fortíssimo murro na mesa, exclamou:
— Hurra! Veio-me uma ideia magnífica.
E, chamando de lado aquela malta, comunicou-lhe a meia voz o seu projeto. Os outros, aplaudindo-o, gritaram:
— Bravo! Viva! ótima ideia!...
— Amanhã, ao escurecer, quando passar o padre... um de nós estará à porta de entrada para convidá-lo a subir... O resto fica por minha conta!
E terminaram com a palavra de ordem: — Morte aos padres! Sim, morte, morte!
No outro dia, ao anoitecer, uma figura suspeita postara-se à entrada de um sobrado. Calado, cauteloso, disfarçado, aquele indivíduo estava de tocaia.
Um padre, quando ia passando, ouve uma voz:
— Padre, faça o favor: lá em cima está um doente que pede os socorros da religião.
O padre, que não desconfiava de nada, acompanha aquele indivíduo escada acima, e entra no quarto do suposto doente. Notou que havia ali sujeitos que pareciam zombar dele; não obstante, dirige-se ao leito, enquanto os outros se retiram para o corredor. O padre, diante do leito, chama o doente, fala, faz perguntas, mas nada de resposta. Estará adormecido? Sacode-o, o doente não reage; ergue uma ponta do lençol, e que é que vê? Olhos arregalados, boca escancarada e torta, aquele homem, que ainda tem na mão um revólver, é simplesmente um cadáver horrendo. .. O padre chama os que estão no corredor e pergunta:
— Senhores, que é isto?
Eles,- que estavam estranhando a demora do tiro, que o fingido doente devia ter disparado, entram no quarto, chamam o companheiro... mas tudo inútil.
— Grande Deus! graças vos dou por me terdes livrado desta cilada. — E voltando-se para os outros, disse-lhes: — Deus vos perdoe, amigos; que eu de minha parte vos perdoo.
Ditas essas palavras, o padre retirou-se, deixando aqueles homens transidos de medo e espanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário