26 de outubro de 2012

Flores da Eucaristia - 26 de Outubro

O serviço de Nosso Senhor no Ssmo. Sacramento deve ser litúrgico em sua forma e em seu espírito. Todo serviço tem uma lei que lhe determina os deveres, uma regra que lhe prescreve os detalhes e que lhe aponta a ordem a seguir. Assim é que o cerimonial da corte de um rei se impõe, sem restrições, aos súditos e aos servos.
Jesus Cristo não estabeleceu leis formais para o seu culto. Contentou-se em nos dar a adorável Eucaristia como fim e objeto de nossa religião, e o preceito do amor para regular as homenagens interiores que Lhe devemos tributar.
Foi aos Apóstolos e a Igreja Romana que confiou a missão de fixar o cerimonial de seu culto, exterior e público. A santa liturgia romana é, portanto soberanamente augusta e autêntica; emana de Pedro, o Chefe dos Apóstolos, a pedra fundamental da fé e de toda a religião. Cada um dos Papas a observa e defende, transmitindo-a, respeitosamente, aos séculos seguintes e, conforme as necessidades da fé, da piedade e do reconhecimento, acrescentam-lhe, mediante a plenitude de sua autoridade apostólica, novas fórmulas, ofícios e ritos sagrados. E’ santa, a liturgia romana, pela honra que presta a Deus, pelas virtudes que põe em exercício, pelas graças que difunde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.