30 de outubro de 2012

Flores da Eucaristia - 30 de Outubro

A luminária é uma das leis primordiais do culto eucarístico. A Santa Igreja a prescreve como obrigatória para a celebração da Missa, e é indispensável, sob pena de pecado, diante do Tabernáculo que encerra a santa Eucaristia. A riqueza da luminária constitui a magnificência das festas e especifica a natureza de seu rito e dignidade. Além disto, é um simbolismo notável.
Deus é verdade, e o fogo representa a luz da fé.
Deus é amor, e o fogo simboliza o amor.
Deus é o soberano Senhor, e o fogo que arde e se consome diante d’Ele é o sinal de nossa adoração respeitosa e da homenagem perpétua de nosso serviço.
A oferta da luminária eucarística dirige-se diretamente à Pessoa adorável de Nosso Senhor, e se consome toda em sua glória.
O círio da Exposição é uma solene homenagem de fé na presença real de Nosso Senhor, e um testemunho de adoração; é homenagem de ação de graças por esse dom tão insigne do amor de Jesus para com os homens; é homenagem de reparação por tantos ultrajes e indiferenças de que Jesus é objeto em seu divino Sacramento; é ainda homenagem de súplica, pois a chama de círio da Exposição repete incessantemente à oração e às necessidades de quem o ofertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.