Assim como muitas pessoas nos pediam algum modo de recitação do Santo Rosário, recebíamos também muitos pedidos de modelos de orações da manhã e da noite, e algum esquema de como se deve fazer a meditação.
Oferecemos, aqui, algum modelo para essas práticas de oração que devem fazer parte da vida de todo católico que deseja sobrenaturalizar suas atividades quotidianas.
O fiel poderá, se julgar conveniente, imprimir estas orações e utilizá-las ao longo do dia. Recomendamos que, ao rezar, seja evitado o uso do celular e de outros aparelhos eletrônicos. Usando um livro (ou algo escrito, ou impresso) em papel, o fiel verá que a oração será muito mais frutuosa do que fazendo uso do celular e outros meios eletrônicos.
Bom proveito a todos!

*      *      *

Oração da manhã
Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.
  1. Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
  2. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
  3. Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, um só seu Filho, Nosso Senhor, o qual foi concebido do Espírito Santo; nasceu de Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu aos céus; está sentado à mão direita de Deus Pai, todo poderoso; de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
  4. Senhor, Deus todo poderoso, que me fizestes chegar ao começo deste dia, salvai-me hoje pelo vosso poder, a fim de que, ao longo deste dia, não me deixeis cair em algum pecado, mas sempre meus pensamentos, palavras e ações se dirijam ao cumprimento de vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, convosco vive e reina, em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
  5. [Aqui, por alguns instantes, pensarei no defeito que mais devo combater ao longo do dia, as ocasiões nas quais serei mais tentado quanto a este mesmo vício, que meios usarei nessas ocasiões para combatê-lo, as ocasiões que posso evitar e como o farei].
  6. Ó, Minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço inteiro a vós. E em prova da minha devoção para convosco eu hoje vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
  7. Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
Procurai o Senhor, enquanto é possível encontrá-lo. Invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55, 6).
  1. Que Deus todo poderoso disponha em sua paz este meu dia e meus atos. Amém.
Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.

*      *      *

Meditação

É uma elevação da alma para Deus. Na meditação, mais do que ler muito, se busca ver muita coisa no pouco que lemos. Para isso, nos concentramos na lição que Deus nos dá, como as abelhas ficam na flor todo o tempo que precisam para tirar, só de uma, todo o néctar que ela tem. Consiste em três partes:
Começo:
Recolher-se e rezar:
a) “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis  e acendei neles o fogo do Vosso amor.  Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado,  e renovareis a face da terra.  Oremos: Ó Deus,  que instruístes os corações dos vossos fiéis  com a luz do Espírito Santo,  fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação.  Por Cristo, Nosso Senhor. Amém”.
b) “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.
c) Pedir a graça que se quer alcançar (p. ex.: frequentar os sacramentos com melhor disposição; mortificação dos sentidos, da opinião própria, da própria vontade; maior disposição para fazer as obras de misericórdia para com o próximo; sofrer com ânimo as calúnias e ofensas recebidas; fazer penitência sem indiscrições nem excentricidades; fazer as obrigações quotidianas com perfeição; verdadeira devoção a Nossa Senhora; devoção ao anjo da guarda; mansidão e bondade no modo de tratar o próximo; confiança em Deus e desconfiança de si mesmo; moderar a língua, pensando antes de falar; comer sem gula; temperança no modo de vestir; receber correções sem revolta; ouvir a Santa Missa com mais devoção; desapego das diversões do mundo; e outras coisas semelhantes).
Meio:
a) Ler o ponto e pensar com a inteligênciaO que devo considerar aqui? Que conseqüências devo tirar para minha vida? Que motivos tenho para isso? Como tenho me comportado em relação a isso até agora? Como devo me comportar daqui para frente? Que dificuldades terei que vencer? Que meios devo usar para conseguir vencer tal defeito em particular?
b) Com a vontade: Fazer atos de amor por Deus e mover os afetos. Exemplo: “Quem fez com que perseguidores se tornassem apóstolos? A graça de Deus. Quem fez de cobradores de impostos, evangelistas? A graça de Deus. Quem fez com que crianças, sofrendo o martírio, chegassem a enfrentar reis? A graça de Deus. Quem faz com que homens machucados pelo pecado sejam amigos da Cruz e afrontem a todos e ao inferno, por amor a Deus? A graça de Deus. Ó graça de Deus, como és poderosa! É sobre ti que eu apoiarei minhas decisões e minha esperança!
Fazer propósitos enérgicos, concretos, práticos, humildes, confiando em Deus.
Fim:
Agradecer a Deus pela meditação feita; pedir perdão pelos defeitos que se cometeu ao longo dela; oferecer a Deus e a Nossa Senhora o propósito tomado, pedindo auxílio para cumprí-lo; resumir o propósito tomado em uma só frase, que será guardada ao longo do dia, que numa só idéia concentra todas as luzes que Deus me deu e que será o motor de minhas ações ao longo do dia (p. ex.: “O reino dos céus é dos violentos”; “Nada se compara ao Paraíso”; “Ter um só coração com Cristo”; “Tudo passa, no fim da vida só o amor por Deus permanece”; etc.).

*      *      *

Angelus
1. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…
2. Eis aqui a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
3. E o Verbo de Deus se fez carne.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria…
Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, a Vossa graça em nossas almas, a fim de que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
 *      *      *

Oração da noite
Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.
  1. Ato de fé: “Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai e Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, Verdade infalível, o revelou; e nesta crença quero viver e morrer”.
  2. Ato de esperança: “Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, me darei a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu me proponho a fazer com vosso auxílio”. Amém.
  3. Ato de caridade: “Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque Vós sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender, e morrer do que pecar. Por amor de vós amo ao meu próximo como a mim mesmo”.
  4. Uma pequena pausa para examinar a consciência sobre: a) Meu deveres para com Deus:omissões ou negligências nas orações; falta de respeito e brincadeiras em uma igreja ou capela; distrações voluntárias nas orações; resistências às boas inspirações que recebi de meu anjo da guarda; queixas contra a vontade de Deus; falta de confiança em Deus; b) Meus deveres para com o próximo: juízos temerários, desprezo, ódio; lesar os bens materiais ou a reputação do meu próximo; inveja; desejo de vingança, disputas e injúrias; mau exemplo; levar outros a pecar; desobediência, falta de respeito; de caridade; não ajudar em casa; não trabalhar corretamente, prejudicando a empresa e/ou clientes; c) Meus deveres para comigo mesmo: vaidade, vergonha de fazer o bem; mentiras; pensamentos, desejos, palavras, e ações contrários à pureza; gula; impaciência; perda de tempo; preguiça em fazer minhas obrigações.
  5. Ato de contrição: Meu Deus, porque sois infinitamente bom e amável, e porque mereci ser punido(a) nesta vida e na outra, tenho máxima pena de Vos ter ofendido, e me determino firmemente, com o auxílio de vossa graça, a nunca mais pecar e a evitar as ocasiões de pecado. Meu Senhor, misericórdia.
  6. “Visitai, Senhor, eu vos suplico, esta casa e afastai para longe dela todas as ciladas do demônio. Que os vossos anjos habitem nela para nos conservar em paz, e que vossa bênção sempre nos proteja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, convosco vive e reina, em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém”.
  7. “Debaixo da vossa proteção nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades. Mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Virgem gloriosa e bendita”.
Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.