25 de novembro de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

O Vestido da Virgem Santíssima


Parte 3/5

A virtude da modéstia, característica da Virgem Santíssima, foi-o também das jovens cristãs da antiguidade.
Como é emocionante o martírio de Santa Perpétua e Santa Felicidade!
O anfiteatro de Cartago estava repleto. Sob um docel com franjas de ouro presidia à festa o representante dos Césares. Depois os cavaleiros, os cidadãos, o povo, os escravos, uma multidão sedenta de sangue. A um sinal do governador abriu-se a porta e entraram na arena os mártires chefiados por Saturno que caminhava majestosamente. No grupo iam duas mulheres, Perpétua, com o seu manto de patrícia, os seus cabelos presos por uma travessa de ouro, e adornada como se fosse para uma festa. Apoiada a seu ombro, pálida e com o passo vacilante, caminhava a escrava Felicidade, que no dia anterior tinha dado à luz no cárcere. Estavam ambas destinadas a ser joguete duma vaca brava. A vaca assaltou Perpétua primeiro e lançou-a ao ar; depois voltou-se contra Felicidade e pisou-a com furor. Perpétua caiu ao chão, desmaiada, mas sem ferida alguma. Quando voltou a si, não reparou nas dores do golpe; como o seu vestido estava rasgado, juntou as suas pregas para se cobrir e segurou o cabelo com a travessa de ouro. Depois vendo Felicidade por terra, correu para ela, e tomando-a nos braços levantou-a docemente. O povo sentiu um movimento de piedade e gritou: Que se acabe com elas quanto antes, que as matem. Um gladiador correu para Felicidade e enterrou-lhe a espada no peito. Outro gladiador, talvez comovido, dirigiu-se a Perpétua. A sua espada resvalou e descobriu-lhe as costas. Perpétua tomou a ponta da espada, pô-la ela mesma sobre a garganta e disse ao gladiador: aqui.
O verdugo enterrou-a com força e embebeu-a no corpo até aos copos. Uma onda de sangue tingiu de púrpura aquele corpo puro como uma açucena.
Narrei-vos o fato para que repareis naquela frase do cronista: como o vestido estava rasgado, Perpétua juntou as suas pregas para se cobrir e segurou o cabelo com a travessa de ouro.
Assim é a modéstia cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.