8 de abril de 2016

Tesouro de Exemplos - Parte 87

AS MULHERES SÃO CURIOSAS?

Papírio Pretextato, quando menino de doze anos, foi com o pai ao Senado. Tratou-se ali, provavelmente, de algum assunto importante, porque a sessão se prolongou por muito tempo. Voltaram para casa fora de horas. A mãe de Papírio, intrigadíssima e curiosa, chamou o filho à parte e:
— Vem cá, filho, dize-me: De que é que trataram hoje no Senado?
O pequeno, temendo o rigor excessivo com que, em Roma, se guardavam os segredos do Senado, recusa-se a dizê-lo. Isso, porém, aumentou mais ainda a curiosidade da mãe. Ela instava, e ele calava-se. Afinal, em vista dos pedidos, das caricias e ameaças, o menino fingiu aceder, e disse-lhe ao ouvido, baixinho:
— Mãe, vou contar-lhe o que foi, mas a senhora há de guardar rigoroso segredo.
— Pois sim, filhinho; eu me calarei, prometo, dize-me então o que foi?
— Foi o seguinte: Houve entre os Senadores uma grande controvérsia. Discutiram longamente se seria mais conveniente um marido ter duas ou três mulheres ou se, ao contrário, uma mulher ter dois ou três maridos.
— Está visto!... e que. é que resolveram?
— Não ficou resolvido nada; houve muita discussão e o assunto ficou para ser resolvido amanhá, por votação secreta.
— Bem, filhinho, não tenhas medo; saberei guardar segredo, como sempre.
Durante a tarde e à noite a azáfama dos criados foi enorme: Criados saem e criados voltam; recados vão e recados chegam a todas as principais damas de Roma.
“Olhe, D. Fulana, venho comunicar-lhe sob rigoroso segredo que, amanhá, o Senado tratará do seguinte assunto, que já está para ser votado... É absolutamente necessário que nos reunamos todas e vamos ao Senado defender os nossos direitos. Entendida?”...
No dia seguinte, estando os Senadores reunidos e entre eles Papírio com seu pai, de repente entra um batalhão de senhoras, que, sem mais preâmbulos e em altas vozes, expõem e defendem com energia que é mais conveniente que cada esposa tenha dois ou três maridos, e não o contrário...
Os Senadores estavam atônitos.
— Que é isto? — diziam, olhando uns para os outros. — Estas mulheres enlouqueceram? Que significa isto?
Então Papírio, aproveitando um instante de silêncio, contou-lhes o que se passara com ele no dia anterior e como ele, para guardar segredo e livrar-se das insistências de sua mãe, forjara aquela história. Ela, portanto, traindo o segredo, teria pausado todo aquele alvoroço.
Os Senadores riram-se a bandeiras despregadas; e as damas, bastante envergonhadas, abandonaram o recinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.