26 de abril de 2016

Casamento e Família - Dom Tihamer Toth.

Conferência XII


O CASAMENTO FELIZ


Parte 1/8


Nas últimas instruções falamos tanto de casamento infeliz e das famílias infelizes, que já é tempo de falarmos enfim da felicidade no casamento e das famílias felizes.
Felicidade familiar! exclamarão talvez com voz cansada muitas vitimas de tristes decepções. - A felicidade familiar! Sim, eu também tive este sonho, quando me ajoelhei com minha noiva, ao pé do altar iluminado e sobre nossas mãos enlaçadas desceu a benção do sacerdote. O órgão tocava melodiosamente, o altar estava ornado de flores, a vida se nos apresentava cheia de promessas. E hoje? Que resta hoje de tudo isto? Que sucedeu, na realidade, de todas estas esperanças?
É verdade... E no entanto vou tratar do casamento feliz. E eu perguntarei a vós que vos lamenteis tão amargamente, dizei-me - não sereis vós, de algum modo, culpados se poucas de vossas esperanças se realizaram? Não pensastes que, cansando-vos, encontraríeis a felicidade já preparada? Ninguém, contudo, a recebe assim. Vós recebestes, apenas, a possibilidade. Recebestes uma tarefa que vós mesmos deveríeis resolver. A infelicidade, porém, é que vós mesmos não trabalhastes para que o vosso casamento fosse feliz. A infelicidade é que pensastes ser coisa pronta aquilo que devíeis realizar à custa de vossa ativa colaboração. A infelicidade é que não mobiliastes bem o vosso lar.
- Não compreendi bem, respondereis talvez. Como não mobiliei bem a minha casa? Cada móvel foi executado sobre os planos do melhor entalhador.
- Sim, eu creio. Mas há em vosso lar três móveis, que são, propriamente falando, indispensáveis à felicidade familiar?
- Três móveis? Estou realmente curioso para saber quais são estes três móveis.
- Será justamente do que trataremos nesta instrução. Recomendam-se, não é?, aos jovens casados as casas onde poderão adquirir seu mobiliário. Vou agora recomendar três peças de mobília, três móveis de uma virtude maravilhosa. Por pobre que sejais, podeis obtê-los, e se os possuirdes a vossa vida familiar será feliz. Ao contrário, porém, por rico que sejais, se faltam esses três móveis em vosso lar, vosso casamento não poderá ser feliz.
Quais, pois, esses três móveis, sem os quais não há família feliz?
A mesa da família, o crucifixo e o berço. Falaremos agora dos dois primeiros. Ao terceiro consagraremos duas instruções especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.