1 de fevereiro de 2014

Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo - Meditações Festa da Epifania

OUTRA MEDITAÇÃO PARA A FESTA DA EPIFANIA.

I.
O Filho de Deus nasce pobre e humilde numa gruta; os anjos do céu o reconhecem e glorificam a Deus cantando: Glória a Deus no mais alto dos céus! Mas na terra os homens, por cuja salvação Jesus veio ao mundo, o abandonam; só alguns pastores o reconhecem por seu Salvador. Entretanto, esse amoroso Redentor quer desde então comunicar-nos as primícias da graça da sua redenção; eis por que começa logo a manifestar-se também aos gentios que não o conheciam nem o esperavam. Para esse fim envia a estrela que devia advertir os Magos, e ao mesmo tempo os aclara por uma luz interior, a fim de que vão conhecer e adorar o seu divino Redentor. Essa é a primeira e a principal graça feita aos homens: a vocação à fé.
Ó Salvador do mundo, que seria de nós, se nos não viés-seis iluminar? Seríamos semelhantes a nossos pais, que adoravam os animais, os ídolos de mármore e de madeira, e nos condenaríamos todos. Agradeço-vos hoje em nome de todos os homens.

II.
Os Magos põem-se a caminho sem detença, e, guiados pela estrela, chegam ao lugar em que se encontra o santo Me-nino. Acharam o Menino com Maria. Lá só vêem uma jovem Virgem pobre e uma criancinha pobre, coberta de pobres paninhos; mas, à sua entrada no lugar, que era um estábulo, sentem grande alegria interior e o seu coração docemente atraído pelo amável Menino. Aquela palha, aquele desnudamento, aqueles vagidos do Salvador que acaba de nascer, são outras tantas setas e chamas de amor para seus corações aclarados.
Sim, meu Jesus, quanto mais pobre e humilhado vos vejo, tanto mais me inflamais de vosso amor.

III.
O divino Infante mostra àqueles santos peregrinos rosto alegre e demonstra com isso que aceita aquelas primeiras conquistas de sua redenção. A divina Mãe guarda também silêncio, mas faz-lhes gracioso acolhimento e agradece-lhe as homenagens prestadas a seu Filho. Eles o adoram em silêncio, e o reconhecem por seu Deus e Salvador oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra.
Ó meu Rei-Infante, amável Jesus, eu também vos adoro e apresento meu miserável coração. Aceitai-o, transformai-o. Fazei que ele seja todo vosso e que ame unicamente a vós. Meu doce Salvador, salvai-me, e minha salvação seja amar-vos sem cessar e sem reserva.
Virgem Santíssima, Maria, de vós espero essa graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.