2 de fevereiro de 2014

Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo - Meditações Festa do Santo nome de Jesus

OUTRA MEDITAÇÃO PARA A FESTA DO SANTO NOME DE JESUS.

I.
O nome de Jesus não foi dado ao Verbo encarnado pelos homens, mas pelo próprio Deus: Chamá-lo-eis Jesus, disse o anjo a Maria. JESUS quer dizer SALVADOR; é um nome de alegria, um nome de esperança, um nome de amor.
É um nome de alegria; se nos aflige a lembrança de nossos pecados, esse nome divino nos consola e nos alegra, recordando-nos que o Filho de Deus se fez homem para ser nosso Salvador.

 II.
Meu amado Salvador, descestes do céu para procurar-me; e eu, miserável, voltei-vos as costas, desprezei vossa graça e vosso amor! Mas apesar disso quereis sempre salvar-me; meu Jesus, agradeço-vos, e amo-vos.
É um nome de esperança; pois quem pede ao Pai celeste em nome de Jesus, pode esperar todas as graças que suplica: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará.
Meu Deus, apoiado nessa promessa, peço-vos em nome de Jesus o perdão dos meus peados, a santa perseverança e o dom do vosso amor. Fazei, uma palavra, que eu empregue o resto da minha vida, não em ofender-vos, mas unicamente em amar-vos e agradar-vos, como o mereceis.

III.
É um nome de amor. S. Bernardino de Sena diz que o no-me de Jesus é um memorial de tudo o que Deus fez por nosso amor; recorda-nos todas as penas que nosso Salvador sofreu por nós em sua vida e em sua morte. Daí a exclamação de um piedoso autor: “Ó meu Jesus, quanto vos custou serdes para mim Jesus, isto é, meu Salvador!”
Ah! meu Jesus, gravai vosso nome no meu pobre coração e na minha língua, a fim que resista às tentações invocando-o; que repila os pensamentos de desespero pela confiança em vossos méritos; e que na tibieza o vosso nome me inflame, recordando-me o quanto me tendes amado. Assim o vosso nome será sempre a minha defesa, o meu apoio, e a chama que entreterá em meu coração o fogo do vosso amor. Dai-me, pois, a graça de invocar-vos sempre durante a vida, e de morrer com vosso nome nos lábios, repetindo ainda no meu último suspiro: Eu vos amo, meu Jesus; eu vos amo.
Maria, minha Rainha clemente, fazei que na hora de minha morte eu invoque sem cessar o vosso doce nome com o de vosso divino Filho Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário