6 de maio de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

A Imaculada Conceição


Parte 5/6

A obra de Deus na formação de sua Mãe Santíssima foi uma restauração da natureza humana estragada pelo pecado. O homem que Deus colocou no Paraíso foi uma obra primorosa da sabedoria, do poder e do amor de Deus. Os homens com os seus pecados estragaram essa obra maravilhosa e Deus propôs-se restaurá-la.
Essa restauração é Maria Imaculada.
Contemplemos a Santíssima Trindade realizando essa obra restauradora. A omnipotência, a sabedoria e o amor de Deus estão deliberando. Contemplam a alma humana. Que diferente de como saiu das suas mãos! A imagem divina estampada nela esta apagada; em troca deixaram ali a sua forma imunda o pecado de Adão e os pecados e os vícios de todos os homens. Centenas de gerações pecadoras, milhões e milhões de homens pecadores mancharam essa pobre alma. A Mãe de Deus tem que ter uma alma humana; porém tem que ser uma alma puríssima. O amor de Deus reclama-o e pergunta à sabedoria divina, que faremos para preparar a alma de Maria?
E a sabedoria responde:
As manchas de pecado que afeiam as almas dos homens, só podem apagar-se com sangue divino. Eu, feito homem, apagá-las-ei com o meu próprio sangue; porém ainda não baixei à terra, ainda não tomei a carne mortal. Poder infinito, para ti nada há impossível, não poderias antecipar a força purificadora do meu sangue? Não poderias aplicar à alma da que há de ser minha Mãe, a virtude redentora do sangue que um dia derramarei na cruz? A omnipotência põe-se ao serviço da sabedoria e do amor. A virtude redentora do sangue de Jesus Cristo aplica-se antecipadamente à alma de Maria, impede que seja manchada pelo pecado e deixa-a mais pura que o raio de sol e que a camada de neve que cobre o cume da montanha.
Continua a Santíssima Trindade a sua obra restauradora.
Contemplam o coração humano: é um ninho de víboras, é um fervedoiro de paixões. Ali se agitam a soberba, a inveja, a avareza, a luxuria. Ao vê-lo, a sabedoria de Deus exclama: Eu não posso viver junto desse coração, eu não posso reclinar nele a minha cabeça quando me fizer homem, eu não posso tirar dele o sangue que circule no meu corpo. Poder divino, livra de todas as víboras o coração de minha Mãe. Amor divino, penetra tu nele, acende ali a chama da tua caridade para que me ame com o amor mais puro, como a filho e como a Deus.
E a omnipotência e o amor realizam a obra que a sabedoria lhes propõe. Agora é a mesma sabedoria de Deus que vai preparar a inteligência de sua Mãe. Essa inteligência não pode estar obscurecida com as trevas da culpa. O conhecimento que minha Mãe tenha de mim e das coisas divinas não pode ser inferior ao que tiveram Adão e Eva no Paraíso, e o que terão os apóstolos inspirados; todos eles são criaturas minhas e Maria vai ser a minha Mãe. Eu iluminarei essa inteligência com a luz da minha ciência, porém mais tarde, eu, Sabedoria infinita, encerrar-me-ei no seu seio e falarei com ela e revelar-lhe-ei os segredos da divindade, e tratá-la-ei com mais intimidade que ao primeiro homem antes de cair na culpa.
A alma de Maria esta limpa de pecado; o coração de Maria esta livre de paixões desordenadas; a inteligência de Maria esta livre de defeitos. Agora as três pessoas divinas vão enriquecer e adornar a alma de Maria..
Diz o Filho: Que os meus merecimentos se apliquem à alma de minha Mãe. Diz o Espírito Santo: Que os meus dons adornem a alma de minha esposa. E o poder do Eterno Pai deposita na alma de sua filha abundância de graças santificantes mais copiosas que as que têm os anjos e os santos. Agora as pessoas divinas vão modelar o corpo de Maria. Uma alma perfeitíssima como a que preparamos necessita de um corpo perfeitíssimo também, que seja instrumento apto a praticar todas as virtudes.
O Filho de Deus diz: Desse corpo se há de formar o meu. O corpo que eu tomar, deve ser formosíssimo e perfeitíssimo; que o corpo de minha mãe seja perfeitíssimo e formosíssimo também, pois temos que assemelhar-nos. E a sabedoria de Deus, impulsionada pelo amor, e ajudada pela omnipotência, vai modelando com carinho o corpo de Maria, sua Mãe. Aqueles braços que o hão de segurar, aquelas mãos que o hão de acariciar, aqueles olhos que o hão de olhar, aqueles lábios que o hão de beijar. 
Já esta restaurada a natureza humana, já esta reedificado o palácio que o pecado destruiu, já esta esmagada a cabeça de Lúcifer que maquinou a ruína da humanidade.
Maria Imaculada; aí tendes a obra primorosa da Santíssima Trindade, aí tendes a restauração esplêndida da pobre natureza humana. Tudo isso significa a Imaculada Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.