30 de maio de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

A Alma da Virgem Santíssima Cheia de Graça


Parte 2/7

Imagina que Deus criou a tua alma antes de nascerem os teus pais e que essa tua alma viveu como um anjo no mundo dos espíritos. E Deus disse um dia à tua alma: chegou a hora de aparecerem no mundo os teus pais. Deixo à tua escolha a classe de pais que deseja ter, e o ambiente em que desejas que vivam. Diz-me os teus desejos e eu os realizarei.
Imagina que Deus te tinha dito isto; como idealizarias a tua mãe?
Antes de tudo, desejarias que tivesse uma alma nobre, bondosa, doce, e carinhosa. Todas as boas qualidades que tivesses observado em alguma mulher as pedirias para tua mãe.
De que família a farias descendente? De família mais nobre e aristocrática. Onde a colocarias? Na capital mais bela da terra. E sobretudo fá-la-ias muito rica. Um esplêndido palácio à sua disposição e esse palácio ricamente mobiliado, cheio de todo o conforto. Os melhores vestidos, as jóias mais preciosas. O que encontrasses de mais belo no mundo, pedirias para ela. Isto que para ti é uma fantasia, para o Filho de Deus foi uma realidade. 
O Filho de Deus vivia eternamente com seu Pai no céu; e chegou o momento de descer à terra e para se fazer homem tinha que escolher uma mãe.
Era omnipotente: todos os tesouros do céu e da terra estavam em suas mãos. Era sapientíssimo, sabia apreciar muito bem o valor desses tesouros. Escolheu para sua mãe os que julgou mais estimáveis.
Veremos omo fez o seu corpo e a sua alma, que formosos, que perfeitos. Agora trata-se de adornar sua mãe. Que dons lhe dará? Nobreza de linhagem? Será descendente de reis, é verdade, porém a sua família decaída eram um simples aldeões. Riqueza? Essa família será aldeã e será de posição mediana, mais pobre que rica. Uma idade famosa para viverem? Colocá-la-á numa aldeia pequena e escondida, sem nenhuma história na gloriosa história de Israel.
Então, não faria Deus alguma dádiva a sua Mãe?
A sabedoria de Deus examinou todas as coisas que havia no céu e na terra; e o que encontrou de mais valor foi a graça santificante com o seu acompanhamento de virtudes sobrenaturais. E disse para si a sabedoria de Deus: a graça santificante e as virtudes, estes serão os adornos de minha mãe: estes adornos são ouro puro; os outros que os homens estimam, bagatelas sem valor.
E com esta dádiva a Santíssima Virgem ficaria satisfeita? Não invejaria esses outros adornos que tanto estimam as mulheres?
A filha de um milionário, a quem seu pai tivesse presenteado com jóias de ouro e de platina e de pedras preciosas de incalculável valor, invejaria as quinquilharias de estanho e de pedras falsas que pudessem ostentar as suas companheiras?

2 comentários:

  1. Bom dia. Qual o horário da missa de Corpus Christi? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, Salve Maria!
      Saliento que os horários são informados nos avisos antes dos sermões, através da lista de transmissão mantida pelo padre (enviar e-mail com número do telefone para inclusão na lista pelo e-mail saopiov@gsaopiov.com) e nas publicações em nosso blog!
      Um grande abraço em Cristo!
      Administrador do Blog São Pio V
      atraso, para salientar que os horários das missas são informados

      Excluir